RUMO A UM SISTEMA ALIMENTAR SUSTENTÁVEL

O Grupo Jerónimo Martins está entre os primeiros signatários do Código de Conduta da União Europeia sobre Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis

Promover a saúde pela alimentação, combater a poluição por plástico e o desperdício alimentar e fomentar o bem-estar animal são quatro compromissos estratégicos que o Grupo submeteu, alinhados com a estratégia de responsabilidade corporativa já em curso, e que integram agora o Código de Conduta da União Europeia sobre Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis. Lançado em Julho pela Comissão Europeia, o documento é um dos primeros resultados da Estratégia do Prado ao Prato e enquadra os principais eixos de acção com que os intervenientes, da indústria alimentar aos operadores de food service e aos retalhistas, poderão comprometer-se para melhorar o seu desempenho na área da sustentabilidade.

 

O NOSSO PAPEL

 

Em comunicado de imprensa, Pedro Soares dos Santos já sublinhou o empenho do Grupo. “Temos o prazer de integrar o primeiro grupo de signatários do Código de Conduta da UE sobre Práticas Empresariais e Comerciais Responsáveis, motivados também pela nossa convicção no poder da acção colectiva de que esta iniciativa está imbuída”, assinala o Presidente e Administrador- -Delegado do Grupo Jerónimo Martins.

 

O NOSSO COMPROMISSO

 

Até 2023: tanto em Portugal como na Polónia, o Grupo compromete-se a garantir que pelo menos 90% dos produtos de Marca Própria não contêm corantes nem potenciadores de sabor artificiais nos seus ingredientes directos. Até 2025: 100% das embalagens de Marca Própria de plástico serão reutilizáveis ou recicláveis, incorporando 25% de plástico reciclado e reduzindo-se o seu consumo (por milhão de euros de vendas) em 10%. Também se pretende eliminar a venda de ovos frescos de Marca Própria que sejam provenientes de galinhas enjauladas. Até 2030: o desperdício alimentar das nossas Companhias deverá diminuir para metade face a 2016.