SABER FAZER PARA DELEGAR

Aos 74 anos, o Director-Adjunto de Operações do Recheio, José Gonçalves, é um exemplo de liderança no Grupo Jerónimo Martins, no qual começou a trabalhar há quase quatro décadas.

Apesar de ter marcado o encontro com A Nossa Gente no Recheio de Loures, por estes dias, os pensamentos de José Gonçalves estavam um pouco mais a norte, ali para os lados de Aveiro, onde iria remodelar a Loja desta cidade. Desde há muitos anos que é esta a sua rotina, se é que se pode chamar de rotina a um dia-a-dia tão variado como o de José Gonçalves, cuja impressão digital se encontra bem patente em todas as Lojas do Recheio aquém e além-fronteiras. “Todas essas Lojas têm algures por lá a minha fotografia. Até no Brasil, na Polónia e na Colômbia”, recorda, divertido, elegendo esta última como uma das melhores experiências profissionais que alguma vez viveu. “Fui lá abrir a Loja de raiz. Fica junto à fronteira com a Venezuela e está a trabalhar muito bem. Deu-me um gozo fantástico, como todos os trabalhos no estrangeiro, mas esse foi especial, até porque abrimos a 13 de Março, que era o dia de aniversário do nosso maior concorrente.”

UMA VIDA DEDICADA AO GRUPO

José Gonçalves entrou para a Companhia “mais ou menos quando nasceu o Pingo Doce. Entrei como Adjunto na Loja do Pingo Doce de Santa Iria da Azóia, quando ainda eram umas lojinhas muito pequenas. Depois fui para a de Almirante Reis, como Adjunto também, e daí para Mem Martins, já como Gerente”. Depois de “um período na Margem Sul”, regressou ao outro lado do rio para inaugurar a Loja de Linda-a-Velha. Foi a primeira grande Loja do Pingo Doce e também a primeira a abrir ao domingo, algo que até então nunca tinha acontecido. “Um dia perguntaram-me se era capaz de abrir a Loja ao domingo e eu disse que sim, com certeza, era apenas uma questão de formar equipa. E assim foi. Era a ‘Loja bandeira’ da Companhia naquela altura e hoje ainda o é”, defende. Pouco tempo depois tornou-se Director de Zona e “passados dois ou três anos” foi chamado para o Recheio. “Foi quando cá estava o senhor Pedro Santos”, lembra. Ficou até hoje.

EQUIPA FANTÁSTICA

 

Actualmente, continua a abrir e a remodelar Lojas. “Neste momento estamos a remodelar a de Aveiro. O maior desafio é sempre cumprir os prazos. Felizmente nunca falhei e às vezes só me dão um mês para fazer o trabalho”, conta. A seu lado tem uma “equipa de três rapazes” com quem trabalha directamente. Gosta de “equipas pequenas” e esta “é fantástica”, elogia. “Dei-lhes formação de modo a que resolvam tudo, mesmo quando não estou com eles.” Desengane-se, no entanto, quem pense que apenas ordena, até porque isso é contra o seu conceito de liderança. “Trabalho lado a lado com eles. Um líder não pode apenas ordenar, porque as equipas percebem logo se a pessoa em causa também sabe ou não fazer.” É por tudo isto que, apesar de já ter há muito ultrapassado a idade da reforma, continua a fazer o que lhe dá mais gozo. “Não consigo estar parado em casa, sinto-me um inútil. Felizmente ainda estou capaz, tanto em termos de saúde como de cabeça, portanto, para quê parar? Enquanto tiver força, vou continuar.”

SÉRGIO GONÇALVES

Operador Especializado da Área Não Alimentar no Recheio de Braga

“Trabalhar com o Sr. José Gonçalves é uma verdadeira aventura, em que todos os dias aprendemos algo diferente. É um ser humano muito agradável, com quem é muito fácil conviver.”

ANTÓNIO ANTUNES

Operador Especializado da Área Alimentar no Recheio de Braga

“É uma pessoa muito extrovertida, que diz o que pensa de forma bastante directa. É um líder muito honesto e competente, com quem dá gosto trabalhar, pela forma como sente a casa e nos motiva com isso.”

MANUEL CAMPINHO

Cartazista de Loja no Recheio de Barcelos

“É um bom líder, que sabe organizar equipas como poucos, mas, acima de tudo, é um colega que nos trata como iguais, e, portanto, é também um amigo, sempre pronto a ajudar os que com ele trabalham.”