SANTA MARIA DA FEIRA: TRADIÇÃO E MODERNIDADE

A recriação histórica da Viagem Medieval colocou a cidade no mapa, mas Santa Maria da Feira tem muitos mais encantos

A poucos quilómetros do Porto, Santa Maria da Feira surge no horizonte dominada pelo seu famoso castelo, altaneiro e dominador. Ao seu redor, uma paisagem única, que ao longo dos anos, fruto de um sem-número de bem-sucedidos eventos culturais, tem atraído cada vez mais portugueses. Um bom exemplo é a famosa Viagem Medieval. Todos os anos, na primeira semana de Agosto, Santa Maria da Feira recua vários séculos e perante milhares de pessoas mostra como se vivia nos tempos passados, em que os reis, as ordens religiosas e a nobreza dominavam a estrutura social, sem esquecer, claro está, o povo e os seus múltiplos afazeres. O evento leva milhares de visitantes à cidade, mas esta recebe, ao longo do ano, outras iniciativas que reforçam a sua centralidade no contexto regional. Algumas das realizações que convidam a visitar a região e que têm conquistado um público fiel e numeroso são o Perlim, o maior parque temático de Natal do país destinado à família, que decorre durante o mês de Dezembro, com muita animação, o Imaginarius, dedicado ao teatro de rua ou a tradicional Festa das Fogaceiras, uma tradição já com cinco séculos e que acontece a 20 de Janeiro, o feriado municipal. Mas há muito mais para ver numa cidade que mistura tradição e modernidade. Os espectáculos no Cine-Teatro António Lamoso, recentemente recuperado, a espectacular instalação de Vhills junto ao edifício da Câmara, a Igreja Matriz e as suas grutas ou a movida da Rua Direita dão a Santa Maria da Feira um charme renovado e apelam a uma visita. Isto sem esquecer, note-se, a famosa fogaça, ex-líbris gastronómico e que deixa água na boca a todos aqueles que a provam pela primeira vez.

 

Em Santa Maria da Feira respira-se qualidade de vida e há cada vez mais atractivos

 

À volta de Santa Maria da Feira o visitante pode sentir o apelo do turismo de cariz industrial em São João da Madeira, com os fantásticos Museus da Chapelaria e do Calçado, ou avançar rumo ao mar, para alguns momentos de descanso nas praias do Furadouro. A caminho, é possível ainda passar pelo Europarque, local de eleição para feiras e conferências, mas também um dos destinos favoritos dos desportistas locais, com percursos únicos entre o arvoredo. Esta é uma cidade em que se respira qualidade de vida e os
atractivos são cada vez em maior número, merecendo por isso uma visita. Na internacionalmente famosa Viagem Medieval ou em
qualquer outra altura do ano.

OS NOSSOS GUIAS LOCAIS NO RECHEIO

FAUSTINO AZEVEDO

Sub-gerente de Loja

“O Perlim é um evento que atrai muita gente. Um passeio pelo Europarque ou pelos muitos passadiços que existem na região também ajuda a relaxar.”

RICARDO MAGALHÃES

Comprador

“A Igreja Matriz, com as suas grutas, a Festa das Fogaceiras e toda a envolvente ao Castelo são cartões-de-visita de Santa Maria da Feira.”

JANET OLIVEIRA

Responsável de Secção de OPLS

“Tenho que referir o Castelo e a Viagem Medieval. E, claro está, o Europarque, onde se podem passar bons momentos de descanso.”

SÉRGIO FERREIRA

Responsável de Frente de Loja

“Sugiro participar na Viagem Medieval. Para os visitantes que gostam de doces, recomendo as típicas fogaças ou os caladinhos.”

A equipa do Pingo Doce de Santa Maria da Feira

A equipa do Recheio de Santa Maria da Feira