A novíssima Fábrica de Lacticínios Terra Alegre, em Portalegre, é já o seu habitat natural. Conhece não só cada um dos cantos da casa, como todos os Colaboradores que a “habitam” 24 horas do dia, ao longo de três turnos de laboração. Num dia de trabalho, são muitas as áreas em que tem de se desdobrar, sentada à secretária, mas também metendo as mãos na massa, ou, neste caso, no leite, sempre em estreita colaboração com todos os outros sectores da Fábrica, porque “só assim se consegue a qualidade máxima”.

08h00 PRIMEIRAS ROTINAS – Depois de deixar na escola “as Marias”, como chama às duas filhas, de 3 e 5 anos, chega à Fábrica e prepara-se para mais um dia de trabalho cumprindo o ritual diário de fardamento e de higiene e segurança.

09h00 REUNIÃO DE COORDENADORES – O dia começa com uma reunião conjunta com responsáveis por áreas como manutenção, produção, matéria-prima, logística e qualidade. “Serve para falarmos do que aconteceu no turno anterior e projectar já o dia seguinte”, explica.

09h30 NO LABORATÓRIO – Segue-se outra breve reunião, desta vez no laboratório, a sua “área de eleição”, como faz questão de referir, para acompanhar os trabalhos que dizem respeito à qualidade, pela qual é responsável.

09h45 FOCADA NAS PRIORIDADES – Grande parte da manhã é passada ao computador, a fazer “o trabalho de escritório, que também é essencial” na sua função. A maior parte do tempo é dedicada ao “processo de implementação do sistema de gestão integrada”, que terá de estar concluído este ano e por isso é considerado por Sara como “um trabalho prioritário”.

11h00 NO TERRENO – Ainda da parte da manhã, périplo pela Fábrica para acompanhar o processo e, se necessário, implementar melhorias.

15h00 ACOMPANHAMENTO E CONTROLO – Durante a tarde é necessário acompanhar a produção, tarefa que inclui um controlo periódico à qualidade das embalagens.

18h30 VERIFICAÇÃO DAS MATÉRIAS-PRIMAS – Em seguida é também necessário verificar e controlar a qualidade das matérias-primas, fazendo o acompanhamento das mesmas e enviando alguma amostragem para análise.
Edição 114
Edição 113
Edição 112