Com o objectivo de garantir um maior envolvimento de todas as equipas na Segurança e Saúde no Trabalho, o Recheio reuniu cerca de 140 Colaboradores das 39 Lojas Recheio e das três Plataformas da Caterplus no primeiro Encontro das Brigadas da Segurança do Grupo Jerónimo Martins. O encontro teve lugar no dia 20 de Março, na Quinta do Outeiro, na Figueira da Foz, com Ângela Soares, Directora Nacional de Operações do Recheio, a lembrar que “as Brigadas da Segurança pretendem fazer a diferença, dando o exemplo e garantindo, diariamente, a segurança de todos”. Com o intuito de melhorar a performance das Lojas ao nível da Segurança e Saúde no Trabalho, o Recheio foia primeira Companhia do Grupo a criar Brigadas da Segurança. “Acreditamos que a segurança no trabalho é da responsabilidade de todos nós”, enfatizou Susana Rosa, Directora de Recursos Humanos do Recheio. Maria Rita Simões, Delegada de Segurança da Loja de Coimbra, e Luís Graça, Delegado de Segurança da Loja de Sines, falaram sobre as acções que realizaram nas suas Lojas, bem como dos feitos alcançados através das mesmas. Ambas as equipas alcançaram o objectivo pretendido: zero acidentes. “O desafio é criar uma verdadeira cultura de segurança”, sublinharam os responsáveis.
BRIGADAS: O QUE SÃO
A constituição das Brigadas da Segurança é um dos pilares para alcançar o objectivo de construir um Recheio mais seguro. Ao longo de 2018 foram criadas equipas internas deprevenção em cada local de trabalho, designadas Brigadas da Segurança, para reduzir os índices de sinistralidade e implementar práticas preventivas. Cada Brigada da Segurança é constituída por dois ou mais Colaboradores em cada Loja ou Plataforma, que acompanham o trabalho do Delegado de Segurança, visando garantir o melhor desempenho em matéria de Segurança e Saúde no Trabalho.
Os participantes foram desafiados a realizar exercícios de aquecimento, como exemplo do que deve ser uma boa prática no início de cada jornada de trabalho, de forma a evitar lesões e outros problemas de saúde. Após o almoço, foram divididos em equipas e colocados perante desafios representativos de situações de risco iminente. As equipas foram incentivadas a concluir as provas com o menor número de acidentes possível, cumprindo três fases essenciais: planeamento, execução e reflexão. As equipas mostraram ter uma forte resistência às adversidades, assim como um apurado espírito de equipa. A calma, o planeamento e a entreajuda foram os trunfos jogados pela maioria dos participantes.
As vencedoras: 1.º lugar: Brigadas da Segurança das Lojas de Fátima e Leiria; 2.º lugar: Brigadas da Segurança das Plataformas de Lisboa e Porto; 3.º lugar: Brigadas da Segurança das Lojas de Albufeira e do Aeroporto.


Edição 114
Edição 113
Edição 112