SAÚDE NO INVERNO

A vacinação contra a gripe sazonal já era recomendada mas revela-se agora fundamental no primeiro Inverno em que esta vai circular em simultâneo com o novo coronavírus

SARA AGOSTINHO

Enfermeira do Trabalho

A gripe é uma doença aguda viral provocada pelo vírus Influenza que afecta sobretudo as vias respiratórias, sendo a doença mais frequente nos adultos. Os vírus que causam epidemias de gripe podem ser dos tipos A e B, originando a gripe sazonal, que ocorre geralmente entre Novembro e Março, sendo mais frequente nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro.

Os sintomas mais comuns da doença são febre alta (acima de 39° C), dores intensas no corpo e de cabeça e tosse súbita, podendo ser erradamente confundida com a constipação. No entanto, esta é causada por um vírus diferente, o rhinovirus, e apresenta sintomas mais ligeiros, como congestão e corrimento nasal, espirros, dor de cabeça e de garganta.

A gripe é uma doença aguda viral que afecta predominantemente as vias respiratórias

O QUE RESULTA DA GRIPE

Apesar de ser uma doença normalmente benigna, a gripe pode causar complicações, sobretudo nas pessoas consideradas mais vulneráveis, tais como maiores de 65 anos de idade, doentes crónicos e grávidas, pelo que estes grupos devem vacinar-se anualmente, visto a vacina não conferir imunidade a longo prazo.

Algumas pessoas receiam fazê-lo ou não acreditam na eficácia da vacina, no entanto, ela é segura, não provocando a doença, pois não contém vírus vivos.

Contudo, as pessoas vacinadas podem contrair outras infecções respiratórias virais que ocorrem durante esta época e para as quais não há vacina.