Sempre a crescer e a alimentar bons negócios

O Recheio, com a dimensão com que hoje o conhecemos, nasceu em Braga, com a compra do cash & carry Arminho. É a história de uma loja que também conta uma parte da história da família Soares dos Santos

O RECHEIO de Braga tem uma particularidade que o torna único: era aqui que Alexandre Soares dos Santos tinha um escritório, que almoçava frequentemente e falava com os colaboradores, tratando-os pelo nome e perguntando pelas suas famílias. “Uma vez, o prato do dia na cantina era filetes de bacalhau. O senhor Alexandre Soares dos Santos gostou tanto que veio ter comigo e pediu-me para cozinhar mais vezes aquele prato”, recorda, com as lágrimas nos olhos, Ilídio Palhares, Chefe de Secção de Cantina e Self, 64 anos de idade e há 34 anos no Grupo.

 

Com 64 anos de idade, Ilídio Palhares, Chefe de Secção de Cantina e Self, é um dos colaboradores que cresceu em paralelo com o Recheio

 

Entre os colaboradores mais antigos há memórias partilhadas que passam pelo convívio com a família Soares dos Santos e pelas festas de Natal e de aniversário organizadas pelo Grupo. “Sem dúvida que esta é uma loja diferente, porque está e estará sempre associada à família fundadora do Grupo e terá sido esta loja a dar ao Recheio a dimensão necessária para crescer enquanto companhia, dando-lhe a cultura própria que hoje tem”, confirma Nuno Pinto, antigo Diretor da Loja de Braga. Entre os descendentes de Alexandre Soares dos Santos, o filho, Pedro Soares dos Santos, também é assíduo no Recheio. Entre os colaboradores não há quem não o conheça e entre os clientes são muitos os que se lhe dirigem para o cumprimentar e para lhe falar do Recheio e dos negócios. Com 212 colaboradores, a loja mantém a funcionar valências que começaram ainda com a marca Arminho, mas que, após a compra da empresa pelo Recheio, em 1990, Alexandre Soares dos Santos fez questão de manter a funcionar. “A creche, a cantina, o restaurante, o pequeno–almoço, o almoço e o lanche para os colaboradores nunca fecharam e foram recebendo sempre melhorias”, recorda Maria Augusta Vasconcelos, Administrativa. “Na primeira vez que o senhor Alexandre Soares dos Santos esteve na loja, reuniu com um grupo de colaboradores para nos dar a conhecer as mudanças e garantiu que não íamos perder regalias. E na verdade o Recheio só nos trouxe vantagens”, garante Ilídio Palhares.

 

 

 

 

CONTINUAR A CRESCER

Mais de 10 mil metros quadrados de área e uma faturação a aumentar fazem com que o Diretor de Loja anteveja mais crescimento para o Recheio. “Temos tudo para continuar a crescer e alimentar bons negócios”, afirma Nuno Pinto. A pandemia fez-se notar, mas parece estar a ficar ultrapassada. Em 2019, a faturação foi de 88 milhões, em 2020, de 75 milhões, e em 2021 atingiu uns honrosos 80 milhões. “Existe um trabalho intenso de todos os colaboradores para garantir o sucesso da loja. Trabalhamos todos com o mesmo objetivo”, afirma José Augusto Oliveira, Gerente.

 

Com uma generosa área de 10 mil metros quadrados, a loja do Recheio de Braga é uma das maiores do género na Península Ibérica. Na imagem de abertura, Nuno Pinto, antigo Diretor da Loja.

 

A loja tem 70 mil fichas abertas de clientes, entre consumidores finais e particulares. “Sabendo que entre os particulares existem muitas famílias, podemos dizer que a maioria da população de Braga é cliente direta do Recheio”, explica o antigo Diretor, há 21 anos no Grupo e conhecedor dos costumes familiares que unem avós, pais, filhos e netos à volta da tradição de fazer compras no Recheio. A proximidade com a população local faz da romaria de São João (feriado municipal no concelho de Braga) uma festa também no Recheio. A loja prepara-se com tudo o que é necessário para que nada falte na celebração. E desde há anos que entre os consumidores parece haver uma certeza: as melhores sardinhas são as da Peixaria do Recheio.

 

Recheio com dimensão nacional

Em 1990, 18 anos depois da sua fundação, o Recheio foi a Braga adquirir a Arminho, num passo de gigante para se tornar na maior marca  cash & carry em Portugal. Ao longo dos anos, o Recheio de Braga mudou a vida dos comerciantes e dos milhares de consumidores do distrito. E hoje, quer em termos de dimensão, quer em termos de faturação, continua a ser a loja mais importante de todo o Grupo Jerónimo Martins em Portugal.

 

José Augusto Oliveira

Gerente de Loja, no Grupo há 32 anos

“Comecei ainda no Arminho, como Repositor, e hoje sou Gerente de Loja. São anos de muito trabalho, a criar relações de confiança e de amizade com os clientes.”

 

Maria Augusta Vasconcelos

Administrativa, no Grupo há 33 anos

“Sinto-me feliz por estarmos a voltar à normalidade. Das imagens mais bonitas que tenho do meu trabalho é ver todos os dias os camiões de frescos a caminho dos clientes.”

 

Jorge Costa

Responsável da Secção de Talho, no Grupo há 19 anos

“O meu lema sempre foi alcançar e superar os desafios das vendas. Nunca estou satisfeito e, com a carne excelente como temos no Recheio, é muito fácil trabalhar e responder aos clientes.”

 

 

RECHEIO DE BRAGA

Morada Rua de Vila Nova – Nogueira, Braga

Colaboradores 212

Área 10.000 m2

Horário das 6h30 às 20h (no verão);

das 6h30 às 19h (no inverno)

Tel.: 253 600 200

Serviços Entregas, vendas online, venda ao consumidor final