SERVIÇO DE ATENDIMENTO AO COLABORADOR: 10 ANOS A APOIAR OS COLABORADORES

“Uma voz que escuta.” É assim que a equipa do Serviço de Atendimento ao Colaborador descreve o trabalho que desenvolve há uma década. Com mais de 125 mil contactos registados, o Serviço mantém o compromisso de oferecer um canal privilegiado para os Colaboradores do Grupo

O número de contactos é “revelador da confiança que os Colaboradores têm no Serviço”, começa por salientar Susana Correia de Campos, Head of Employee Relations, que acompanha o Serviço de Atendimento ao Colaborador (SAC) desde a sua criação. Por outro lado, é “o reconhecimento da qualidade do trabalho desenvolvido para dar resposta a todas as questões, quer em termos laborais, quer ao nível dos pedidos de apoio social”. “Está no ADN da Jerónimo Martins olhar para os Colaboradores como elementos de uma família alargada”, sublinha a responsável. O SAC é mais uma ferramenta para melhorar as vidas desta família, já que se afirma como um canal de comunicação privilegiado e exclusivo dos Colaboradores do Grupo Jerónimo Martins em Portugal.


UM ESPAÇO SEGURO

Até Agosto de 2020, o Serviço atendeu mais de 59 mil contactos para esclarecimento de questões laborais, mais de 60 mil contactos relacionados com os diversos programas de Responsabilidade Social Interna e quase seis mil pedidos de apoios para o Fundo de Emergência Social. Das três garantias do SAC confidencialidade, imparcialidade e independência —, Pedro Antunes, Employee Relations Manager do Grupo Jerónimo Martins, considera que a confidencialidade é talvez o mais importante. “As nossas pessoas sabem que este canal é um espaço seguro, tendo a garantia de que o que quer que partilhem connosco não será divulgado a ninguém sem o seu consentimento.” O Serviço também actua, quando necessário, como mediador na resolução de conflitos.


UMA VOZ QUE ESCUTA

Desde o início, a principal missão deste departamento é ser uma voz que escuta, um espaço de confiança, apostando numa equipa dinâmica e atenta aos desafios. “Quando surgiu a pandemia, os primeiros meses foram de grande ansiedade, por isso criámos imediatamente uma Linha Covid, através da qual conseguimos dar respostas aos anseios dos nossos Colaboradores”, recorda Pedro Antunes.

Após 10 anos, o SAC promete continuar a destacar-se como um canal privilegiado de comunicação no Grupo, adaptando-se às necessidades de todos. Por isso mesmo, revela Susana Correia de Campos, estão já a ser pensados “outros formatos de contacto, através das plataformas digitais, para que todos os Colaboradores, incluindo os mais jovens, se sintam ouvidos”.


VERA CAMPOS

Coordenadora do SAC

“Além dos esclarecimentos que prestamos, há todo um contacto humano que é difícil de descrever, uma voz serena do outro lado da linha que faz a diferença. É esse o feedback que vamos tendo por parte dos Colaboradores. Quem nos contacta sabe que vai ser ouvido e que obterá uma resposta.”


RITA ÂNGELO

Assistente no SAC

“No SAC, as pessoas sabem que são ouvidas, e é por isso que este Serviço se tornou uma das principais vias, senão a principal via, a que os Colaboradores recorrem quando precisam de ajuda em qualquer área. Por exemplo, nesta situação da Covid-19, muitas pessoas entraram em desespero e recorreram a nós para se tranquilizarem.”


DIOGO TAVARES

Assistente no SAC

“É um serviço único, porque cria uma relação de confiança muito importante. Quando nos contactam, os Colaboradores percebem que não são apenas números, são pessoas que estão integradas numa família.”