“Temos de estar de forma uníssona a contribuir para o todo”

José Luís Teixeira, Diretor de Logística e Supply Chain do Grupo Jerónimo Martins.

FOI DURANTE o seu percurso académico em Gestão e Engenharia Industrial que o portuense José Luís Teixeira se deixou encantar pelo setor da distribuição e do retalho em geral. Uma “cadeira” ministrada por um docente inspirador bastou para perceber que havia mais mundo no mundo da logística e foi por esse caminho que quis desenhar o seu futuro.

Acabada a licenciatura, em 1995, logo começou a procurar trabalho na área de eleição, candidatando-se a uma posição no Grupo Jerónimo Martins que, na altura, procurava alguém para gerir uns armazéns no norte. No entanto, a sua casa viria a ser o recém-criado Centro de Distribuição da Azambuja. “Foi-me proposto ajudar a desenvolver e a organizar toda a componente de outbounding, onde se incluíam os transportes e as entregas às lojas Pingo Doce”, lembra o responsável que, nove anos mais tarde, em 2004, decidiu haver chegado o momento de partir à aventura e ir ver mundo: “Aquele mundo que eu já sabia que existia, mais no âmbito do supply chain, e aprender e saber mais”.

O trabalho com as equipas faz parte do dia a dia do Diretor de Logística e de Supply Chain, que tem a seu cargo cerca de 2000 pessoas: “Só faz sentido ser assim”.

VONTADE DE EVOLUIR

Desligou-se, então, do Grupo e foi para Inglaterra como consultor em empresas de retalho locais.

Um ano depois, voltou a Portugal para trabalhar como Diretor-geral na Fonte Viva, que fornecia soluções de água para casas e escritórios e onde, uma vez mais, teve oportunidade de continuar a investir nas suas competências. “Foram cinco anos a ter de pensar no todo de uma companhia”, conta o responsável, que foi ganhando consciência da sua evolução e da necessidade de voltar a estudar. E assim fez.

Em 2010, concluiu um MBA Executivo e regressou ao Grupo Jerónimo Martins como Diretor de Operações da Meal Solutions. Seguiu-se a Polónia, em 2013, para desenvolver a logística e o supply chain da Hebe, companhia de retalho especializado Jerónimo Martins, e que se revelou “uma experiência de vida muito interessante”, tanto profissional como pessoal.

Em 2016, o Centro da Azambuja recebe-o de novo, então como Diretor de Logística e de Supply Chain do Grupo, com a missão de transformar esta área do negócio e prepará-la para o futuro.