Terra Alegre conquista “seguro para o futuro”

A Fábrica de Laticínios do Grupo Jerónimo Martins terminou o ano de 2022 a celebrar a conquista da exigente certificação europeia em segurança e saúde no trabalho

A segurança dos colaboradores do Grupo Jerónimo Martins é fundamental para o bom desenvolvimento de todas as áreas de negócio, especialmente naquelas em que é necessário lidar com grande maquinaria. É o caso da Fábrica de Laticínios Terra Alegre, em Portalegre, distinguida no final do ano de 2022 com a exigente certificação europeia NP ISO 45001:2019 – Sistema de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.
“Em primeiro lugar, é fundamental garantir a segurança dos colaboradores. Tudo o resto vem a seguir”, defende Pedro Freire, Diretor desta unidade da JMA – Jerónimo Martins Agro-Alimentar e o primeiro negócio do Grupo a conquistar este “selo” em Portugal. “A certificação é uma ferramenta extraordinária, no sentido em que ajuda a fazer uma análise mais incisiva e assertiva de todos os processos, a estruturar o trabalho e a criar novas mentalidades no campo da segurança”, acrescenta o responsável.
Também para Susana Caldeira, Coordenadora de Segurança e Saúde do Trabalho da JMA, “esta é uma ferramenta importante para reforçar a cultura de prevenção e do cuidado em relação aos riscos e à forma como os colaboradores os podem evitar e controlar”.
A norma exige “o envolvimento de todos os prestadores de serviços e fornecedores, fundamental para uma visão e coordenação integradas dos riscos”, sublinha ainda.
De acordo com a Diretora de Recursos Humanos, Isabel Martins, esta certificação quer ir mais além
no universo JMA. Uma vez cimentadas as práticas na Terra Alegre, “estamos a avaliar em paralelo quando poderá fazer sentido avançar noutros negócios.
Vemos a certificação como o corolário de um conjunto de práticas que estão assimiladas na gestão da saúde e segurança no trabalho, e não como um objetivo em si mesma”.
A Terra Alegre abriu portas em 2018, tem uma capacidade total de transformação de 100 milhões de litros de leite e abastece as lojas Pingo Doce e Recheio nas suas Marcas Próprias.

 

A nova certificação ajuda a criar junto dos 130 colaboradores da Terra Alegre novas mentalidades no campo da segurança

 

Para Pedro Freire, esta certificação ajuda a garantir a segurança dos colaboradores

 

Isabel Martins

Diretora de Recursos Humanos da Jerónimo Martins Agro-Alimentar

“Esta certificação traduz uma forte cultura de segurança no trabalho, abraçada pelos 130 colaboradores da Terra Alegre.”

 

Susana Caldeira

Coordenadora de Segurança e Saúde no Trabalho da Jerónimo Martins Agro-Alimentar

“Sendo a segurança e saúde no trabalho um dos compromissos da JMA, decidimos implementar o sistema de gestão na Terra Alegre como um elemento fundamental na estratégia de gestão de recursos humanos e do risco.”