Todos pelo All About Food

Com o olhar voltado para o futuro, o All About Food (Tudo sobre Comida) está a transformar o Pingo Doce. O novo conceito reúne os ingredientes mais frescos, a comida fresca pronta a levar ou a consumir na loja e um atendimento único.

A comida é a nossa vida

As nossas lojas são agora All About Food

 

A COMIDA É A NOSSA PAIXÃO. No Pingo Doce estamos muito entusiasmados com o All About Food que está agora a chegar às lojas. Neste novo conceito, destacam-se três grandes áreas: ingredientes frescos de alta qualidade, refeições prontas preparadas por cozinheiros de verdade, nas cozinhas que nós, Pingo Doce, temos, e queremos oferecer aos nossos clientes uma experiência de compra incrível em lojas organizadas e bonitas.

Os resultados já mostram que é um formato vencedor. Os clientes adoram e as vendas falam por si. O nosso objetivo é ser o maior especialista em alimentação em Portugal, tornando o Pingo Doce na maior cadeia de restaurantes em Portugal.

Os embaixadores deste novo conceito são as nossas equipas, recebendo com simpatia e mostrando que ninguém sabe tanto de comida e há tanto tempo como nós. As  melhores escolhas estão nas nossas lojas. Juntos, faremos do All About Food uma vivência memorável para todos.

 

O que está a mudar

As pessoas, clientes e colaboradores, estão no centro do All
About Food, o conceito que dá ainda mais vida à melhor comida

Colaboradora no pronto a comer

 

O PROJETO All About Food (Tudo sobre Comida) é um ambicioso plano de transformação do Pingo Doce, que coloca a comida e as pessoas no epicentro das operações. Além de toda a oferta alimentar, as lojas estão também mais digitais, sustentáveis, inclusivas, atrativas e organizadas, com o intuito de otimizar a experiência do cliente e simplificar as tarefas diárias das equipas.

“Vamos transformar o Pingo Doce em lojas-restaurante, e este é um dos nossos pontos de mudança mais impactante”, revela Domingos Sousa, Diretor de Desenvolvimento de Negócio.

Além disso, destaca Nuno Aguiar, Diretor Nacional de Operações, “ambicionamos ser  reconhecidos como líderes na oferta de comida pronta, de ingredientes saudáveis e de um  ambiente acolhedor”.

Os tempos de espera do cliente foram melhorados, bem como os processos e os equipamentos de loja. As áreas de especialidade são o centro do negócio: Fruta e Legumes, Talho, Peixaria, Padaria, Restauração e Comida Pronta. De 2023 a 2025 o Pingo Doce planeia implementar o conceito em todo o país, renovando cerca de 80 lojas por ano.

 

Domingos Sousa, Diretor da Equipa de Desenvolvimento de Negócio: "A enorme transformação do Pingo Doce tem como objetivo fazer viver a comida dentro das nossas lojas.”

Domingos Sousa, Diretor da Equipa de Desenvolvimento de Negócio:

“A enorme transformação do Pingo Doce tem como objetivo

fazer viver a comida dentro das nossas lojas.”

 

DE PESSOAS PARA PESSOAS

Numa estratégia de negócio centrada nas pessoas, o Pingo Doce está a adaptar a sua estrutura organizativa para garantir alinhamento e sinergias que promovam uma cultura diferenciadora de serviço ao cliente.

A Direção de Recursos Humanos Operacionais tem desempenhado um papel fundamental no alinhamento entre as diferentes áreas da Companhia. De acordo com a Diretora, Ana Luísa  Teixeira, a mudança envolve “o mapeamento das equipas, formação e comunicação, para garantir que todas compreendem o conceito, o caminho que está a ser tomado e o que se espera delas”.

De facto, corrobora Inês Esteves, Gestora de Projeto, “este é um ano de aprendizagem e de construção para todas as áreas funcionais, e para que tudo corra bem a comunicação é a chave”.

Por outro lado, todas as tarefas dos colaboradores estão a ser otimizadas, de modo que, diz Marísia Giorgi, Diretora de Recursos Humanos, “as pessoas consigam focar-se no que nos  diferencia: na qualidade do atendimento ao cliente. Queremos as nossas pessoas mais descansadas e mais felizes, pois só assim podem ser naturalmente simpáticas”.

 

Experiência de compra única e memorável

 

O pager ajuda a poupar tempo ao cliente e é uma das novidades introduzidas nas secções de Talho e Peixaria

O Pingo Doce está a entrar numa nova era, com a inovação a ser posta ao serviço do cliente. Self-checkouts e filas únicas nas lojas maiores, que agilizam o pagamento na Frente de Loja; pagers avisadores de pedidos prontos no Talho e na Peixaria, que ajudam a poupar tempo; ecrãs digitais que levam ao cliente a informação mais relevante sobre produtos e promoções; e um conjunto de comodidades e de adaptações a pensar na sustentabilidade e na inclusão.

Estas são algumas das grandes novidades All About Food. No centro desta nova era, está a comida que é “a nossa vida”. Aos ingredientes frescos de qualidade, junta-se uma oferta alargada de comida pronta para levar para casa ou para comer na loja. Padaria, Charcutaria, Café e Bolos, Comida Fresca e Restaurante são agora um balcão único que facilita o processo de compra, com os colaboradores mais disponíveis para dedicar tempo e simpatia a atender cada cliente, tornando a experiência All About Food única e memorável.

 

Mais sorrisos

Novo atendimento SVAL é chave para melhorar
a experiência de compra do cliente

 

A formação SVAL capacita os colaboradores para uma atitude mais centrada na interação com os clientes

A formação SVAL capacita os colaboradores

para uma atitude mais centrada na interação com os clientes

 

O SVAL – Sorrir, Vender, Agradecer e Limpar é o novo modelo de atendimento em loja. A formação, desenhada pela Escola de Formação Jerónimo Martins (EFJM), prepara as pessoas para a mudança, redefinindo o papel dos colaboradores e fortalecendo a sua relação com os clientes.

A Diretora, Sónia Morgado, destaca a importância de cada colaborador estar atento às necessidades do cliente, desempenhando o papel de “vendedor” ao longo de toda a experiência de compra.

“O objetivo é que o cliente sinta que há uma espécie de charme discreto a comandar toda a dinâmica das lojas Pingo Doce”, sublinha. Ângela Gago, Coordenadora da EFJM, põe a  ênfase na digitalização do atendimento em loja, que acompanha as novas tendências de consumo com as aplicações digitais a assumirem um papel central e transversal a todo o projeto Pingo Doce.

Nestas incluem-se as ferramentas de digitalização de processos que retiram os colaboradores de  tarefas “burocráticas”, como o preenchimento de formulários, que consumiam tempo e energia. Esse tempo, reforça a responsável, “deverá ser agora canalizado para a atenção ao cliente”. Sónia Morgado sintetiza: “O objetivo é tornarmos o serviço do Pingo Doce mais diferenciado e único.”

 

Gerir a mudança

Assim que uma loja fecha para remodelação, as equipas iniciam as formações em sala, seguidas das formações on-the-job em lojas-escola

O NOVO MODELO de organização e o planeamento das tarefas representam uma novidade para as equipas, sendo crucial formar e informar os colaboradores, os quais desempenham um papel fundamental no sucesso do All About Food.

Durante uma semana recebem formação teórica em sala orientada para as suas secções. A exceção é o módulo Gestão da Mudança, que reúne toda a equipa de loja numa sala, considerado por todos como um momento fundamental.

Visa capacitar para a transformação dos processos de trabalho e para a gestão das emoções, além de promover uma maior autonomia dos colaboradores, para que possam, todos os dias, elevar a fasquia. Em seguida realizam formação prática, sendo colocados por três/quatro semanas em lojas-escola que já operam de acordo com o novo conceito.

Nesta fase, convivem e interagem diretamente com as diversas ferramentas e experimentam o novo dia a dia das suas funções. Este sistema permite que os colegas mostrem aos outros como tudo funciona na prática. Nos cinco/seis dias que antecedem a reabertura, entram na “nova” loja para montar as secções e preparar esse “Dia D”, que marca o recomeço de uma nova vida no Pingo Doce.

 

Andreia Simões

District Manager, Equipa de Desenvolvimento de Negócio Lisboa-Sul

“A formação é importante para nos despertar para a mudança, para uma nova realidade de trabalho e uma maneira diferente de estar, mas igual em todas as lojas.”

Andreia Santos

Coordenadora do Projeto de Formação CEGOC (parceiro do Pingo Doce)

“A mudança é um processo, não acontece de um momento para o outro. O objetivo da formação é dar suporte às equipas para que elas próprias possam gerir, em conjunto e da melhor forma, esta mudança.”

Joana Pessoa

Adjunta de Livre Serviço no Pingo Doce Parque Europa

“Consolidar todas as aprendizagens é o maior desafio. A parte da restauração, tanto o comer na loja como o levar para casa, é a que tem maior impacto e impulso transformador. O nosso trabalho vai ser completamente diferente e a formação foi bastante útil.”

MEAL SOLUTIONS

A melhor oferta de comida pronta

O Pingo Doce ambiciona ser a maior cadeia de restaurantes
do país. O colaborador está no centro desta transformação

No balcão contínuo da Comida Fresca, o mesmo colaborador toma conta do pedido completo do cliente, do prato ao café

No balcão contínuo da Comida Fresca, o mesmo colaborador toma conta do pedido completo do cliente, do prato ao café

 

A ÁREA de Meal Solutions abrange áreas vitais como Padaria, Charcutaria, Pronto a Levar, Café e Bolos e Pronto a Comer. Aqui servem-se desde pequenos-almoços a jantares, e muitos são os clientes que “já elegeram os restaurantes Pingo Doce como a sua cantina pessoal”, garante Óscar Costa, Diretor Meal Solutions.

Atrás do balcão está uma equipa dedicada e polivalente, formada para proporcionar ao cliente o seu melhor sorriso e uma experiência gastronómica de excelência. “Temos mais variedade de produtos, com um sortido diferenciador, mais refeições saudáveis, menos tempo de espera, tudo à disposição do cliente numa linha contínua onde é possível encontrar o que se quiser, seja para comer no local ou para levar”, explica Carla Roberto, Formadora Meal Solutions, no decorrer da formação on-the-job da equipa do Pingo Doce Sintra-Portela. Neste balcão contínuo o cliente é autónomo para escolher a maior parte dos produtos, que são preparados ao longo do dia pela equipa de Meal Solutions.

A Companhia estabeleceu como prioridade expandir o número de restaurantes de 144 para 300 até 2025, consolidando assim a sua posição enquanto referência no setor de refeições prontas.

Nádia Bacalhau

Operadora de Charcutaria e Take-Away no Pingo Doce Sintra-Portela

“Há muitas novidades para nós, muita informação de uma vez só. A formação on-the-job é importante para vermos na prática
como as coisas estão a funcionar, pois também aprendemos. Temos uma maior perceção do que vai acontecer.”

A aplicação Kiwi trouxe maior eficiência ao trabalho diário dos colaboradores

 

PEIXARIA

Excelência operacional

Maior agilidade nas operações e melhor atendimento ao cliente são a grande mais-valia

Colaboradores do Pingo Doce Parque Europa em formação prática na loja Terraços da Ponte

Colaboradores do Pingo Doce Parque Europa em formação prática na loja Terraços da Ponte

 

O ALL ABOUT FOOD chegou também à Peixaria, para implementar significativas mudanças no dia a dia da secção. Eunice Arrifes, Formadora de Peixaria, destaca a importância dessas  transformações: “A simplificação das tarefas e a reorganização das equipas resultam em vantagens claras para a organização do trabalho diário, permitindo que os colaboradores se
concentrem mais no atendimento ao cliente.”

Para assegurar a qualidade e consistência das tarefas são estabelecidos padrões claros de procedimentos e os colaboradores recebem formação teórica e prática.

Além das melhorias operacionais, a Peixaria priorizou igualmente o bem-estar das suas pessoas ao adotar uma nova bancada com maior inclinação e uma abertura para o escoamento do gelo. Existe também um carrinho de apoio que permite carregar mais caixas ao mesmo tempo, facilitando a reposição do balcão ou do livre serviço. Outra novidade é a  apresentação do bacalhau, que agora é exposto nas suas caixas de origem.

Teresa Pereira

Responsável de Peixaria no Pingo Doce Parque Europa

“Vem aí uma nova etapa para todos nós, que será diferente daquilo a que estamos habituados, mas vamos ficar preparados para a enfrentar.”

Diodykelkas Moniz

Operador de Peixaria no Pingo Doce Parque Europa

“A adaptação à maneira como desenvolvemos a nossa função, bem como à organização da secção e da loja, tem sido positiva.”

TALHO

Colaboradores motivados

Novas ferramentas estão a otimizar tarefas numa das secções centrais do conceito do Pingo Doce

Colaboradores do Talho da loja do Parque Europa a aprenderem com os colegas dos Terraços da Ponte. A missão é servir o cliente à medida das suas necessidades

Colaboradores do Talho da loja do Parque Europa a aprenderem com os colegas
dos Terraços da Ponte. A missão é servir o cliente à medida das suas necessidades

 

OS COLABORADORES do Talho estão entusiasmados com as melhorias introduzidas pelo All About Food na sua secção.

Compreendendo os benefícios de uma abordagem mais ágil às suas  funções, tanto a aplicação Kiwi, também usada noutras secções, como a nova máquina de corte de carne com regulação de espessura estão a ser bem recebidas, uma vez que tornam o trabalho mais organizado e produtivo.

A primeira permite ao colaborador fazer uma série de gestões  administrativas e saber exatamente o que tem para executar a cada momento, bastando para isso consultar e seguir o estipulado na aplicação.

A segunda possibilita cortar peças de carne, como bifanas e costeletas, sem grande esforço e em poucos segundos, além de facilitar a preparação antecipada de tabuleiros com os produtos a colocar na vitrina.

Já os pagers são direcionados para o cliente do Talho e da Peixaria, permitindo-lhes fazer pedidos e continuar a fazer compras na loja sem esperas. O Talho disponibiliza uma maior oferta de produtos preparados e temperados prontos a cozinhar.

Benjamim Andrade

Formador de Talho

“Na nossa secção as grandes mais-valias são a nova máquina de corte e a plataforma Kiwi, que vieram facilitar muito o trabalho dos colaboradores.”

Pedro Fonseca

Responsável de Talho no Pingo Doce Parque Europa

“As formações foram muito úteis. Espero que os clientes gostem deste novo formato.”

Nuno Martins

Operador de Talho no Pingo Doce Parque Europa

“Os métodos de trabalho são agora mais modernos, rápidos e práticos. São o futuro. Aos poucos, vamos entrando no sistema. Estou muito motivado, porque é sempre interessante aprender coisas novas.”

FRUTA E VEGETAIS, PADARIA E FRENTE DE LOJA

Simplificação de tarefas

A introdução de novas tecnologias tem um impacto positivo
no desenvolvimento do trabalho diário das secções

Formação on-the-job dos colaboradores de Frente de Loja e de Frutas e Vegetais do Parque das Nações Sul na loja da Rinchoa

Formação on-the-job dos colaboradores de Frutas e Vegetais do Parque das Nações Sul na loja da Rinchoa

NUM CONCEITO tão abrangente como “tudo sobre comida”, dos Frescos à Frente de Loja,  todas as secções acabam por ser impactadas. A digitalização das tarefas, com a app Kiwi, simplifica consideravelmente a atividade diária da secção Fruta e Vegetais.

Na Padaria há um plano de produção automatizado, e o armário de exposição dos produtos e a máquina de cortar pão são self-service, uma mais-valia para o cliente. Também o momento do pagamento das compras está mais fácil. A formação de filas únicas em muitas das lojas e as caixas de self-checkout são as principais inovações, que visam uma maior rapidez e diminuição do tempo de espera para os clientes.

E porque o mundo Pingo Doce não é só a placa de vendas, os armazéns já estão organizados,  desde 2022, para responder a novos designs de loja no Livre Serviço e assim agilizar as tarefas de reposição.

Diamantina Escada

Formadora de Desenvolvimento Fruta e Vegetais

“A Kiwi veio facilitar bastante o trabalho burocrático, que era feito em papel e agora é digital. Ainda surgem algumas dificuldades, mas estamos cá para ajudar e os colaboradores também se entreajudam.”

Ana Rita

Supervisora de Frente de Loja no Pingo Doce Parque das Nações Sul

“A introdução dos self-checkouts é uma novidade que está a ser muito bem recebida pelos colegas e pelos clientes.”

Andreia Queirós

Operadora de Fruta e Vegetais no Pingo Doce Parque das Nações Sul

“Conseguimos executar as nossas tarefas de uma forma mais rápida, o que se reflete em mais tempo para o atendimento ao cliente. Este, ao ter maior autonomia, consegue despachar-se também mais rapidamente.”

As “novas” lojas

Cada reabertura é um dia inesquecível para todos os colaboradores

São o orgulho das equipas que delas fazem parte. Depois de fechadas para remodelação, as lojas reabrem resplandecentes com a identidade All About Food. O esforço e a dedicação de todas as  pessoas que abraçam sem reservas o desafio estão a tornar possível proporcionar aos clientes a melhor experiência de compra nestes restaurantes, que são também supermercados.

 

Sabe mais sobre a equipa de Desenvolvimento de Negócio aqui.