REDUZIR O CONSUMO de energia e água e aumentar a valorização dos resíduos em 3% foi o desafio lançado às equipas das lojas Pingo Doce. A “promoção de uma verdadeira cultura de sustentabilidade na vertente ambiental com boas práticas na racionalização do consumo de água e de energia e uma melhoria na gestão de resíduos, nomeadamente através da melhoria da separação das várias tipologias de resíduos para reciclagem”, foi um objetivo bem acolhido e rapidamente colocado em prática com resultados muito satisfatórios, conforme detalha Teresa Diogo, Coordenadora de Ambiente do Grupo Jerónimo Martins.

No Pingo Doce da Ramada, os colaboradores de todas as secções
estão conscientes da importância de cada gesto
Para ajudar na implementação do programa Todos pelo Ambiente, reforçou-se a importância da figura do Delegado de Ambiente, criada em 2011 no âmbito do projeto Equipas Água e Energia. A sua tarefa é sensibilizar, acompanhar e garantir que as boas práticas ambientais são cumpridas por parte de todos os colaboradores.
“Em 2022, foram realizadas cerca de 20 formações pela equipa de Ambiente, no âmbito das quais foram relembradas as responsabilidades do delegado, divulgados indicadores de desempenho ambiental, quais as ferramentas de suporte e as principais atividades a desenvolver”, revela a Coordenadora, como forma de garantir o know-how e, depois, a partilha desse conhecimento.
No Pingo Doce da Ramada, a delegada Ana Sousa constata que “com o passar do tempo, nota-se uma evolução nos hábitos das boas práticas”, enquanto Catarina Sousa, delegada na loja das Galhardas, verifica que “toda a gente é muito colaborante, faz o que é suposto e põe em prática o que aprendeu previamente com a formação dada”.
Também Filipa Vasconcelos, da equipa de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce, fala em “bons indicadores”, mas alerta para a necessidade de continuar a investir em comportamentos conscienciosos: “No que ao ambiente diz respeito, há sempre muito mais para fazer, por isso, há que continuar a trabalhar e a sensibilizar”.
Ana Sousa
Delegada do Ambiente Pingo Doce da Ramada
Com o passar do tempo, nota-se uma evolução nos hábitos das boas práticas.
Catarina Sousa
Delegada do Ambiente Pingo Doce das Galhardas
Toda a gente é muito colaborante, faz o que é suposto e põe em prática o que aprendeu previamente com a formação.
Filipa Vasconcelos
Gestora de Projeto na Direção de Sustentabilidade e Impacto Local do Pingo Doce
No que ao ambiente diz respeito, há sempre muito mais para fazer, por isso, há que continuar a trabalhar e a sensibilizar.
PROJETO TAMBÉM PARA O EXTERIOR
Desde há muito que o Pingo Doce se preocupa com os impactes ambientais nas suas operações, nomeadamente no que se refere a lojas, focando-se na redução de consumos, como são os casos da energia, da água e das embalagens.
Em 2011, nasce o programa Delegados de Ambiente, em que mensalmente foram lançados desafios de redução às lojas. Mais tarde, este programa é reforçado com o lançamento, na sede e depois em outros escritórios, do programa Let’s Go Green. Em 2022, com a criação da direção de sustentabilidade e o apoio da equipa de ambiente, é lançado o programa Todos pelo Ambiente.

As equipas de loja (na foto equipa do PD das Galhardas) e a Direção de Sustentabilidade trabalham em conjunto para ajudar a mudar comportamentos com impacto no ambiente de colaboradores e clientes
Continuando nessa senda, este novo programa procura estender, através do exemplo, a consciencialização ambiental também aos clientes Pingo Doce, além de todas as ações desenhadas para colaboradores, como os ecopontos e a sinalética nos bastidores da loja para facilitar a recolha seletiva de embalagens. O ponto de partida foi no Pingo Doce da Abóboda, mas está a ser replicado nas novas lojas e lojas alvo de remodelação.
Tiago André, Coordenador de Programas de Sustentabilidade, destaca a responsabilidade do Pingo Doce na formação de clientes ambientalmente mais conscientes.
“O que queremos é que um dia o Todos Pelo Ambiente venha a ser um programa de referência na literacia ambiental nacional. E isto é assumir a nossa responsabilidade, enquanto retalhista presente em mais de 450 locais, perante os muitos clientes que nos visitam diariamente.”

Dentro da loja, a separação dos resíduos começa na placa de venda
OBJETIVOS SUPERADOS
O ano passado, o Pingo Doce conseguiu superar com sucesso os objetivos de água e eletricidade, atingindo a redução LFL de 4% e 5,7%, respetivamente, correspondendo a uma poupança estimada de cerca de 1 milhão de euros.
No caso dos resíduos, o efeito da inflação e o projeto de alteração de caixas de cartão nas frutas e vegetais para caixas reutilizáveis aliados à nem sempre correta separação de resíduos condicionaram a concretização do objetivo, tendo-se registado uma redução de 12,2%.
Não obstante, conseguiu-se atingir uma receita de 3,1 milhões de euros com a valorização do cartão e do plástico. Para estes resultados contribuíram o empenho das equipas das lojas Pingo Doce bem como a aposta na adoção de boas práticas através da realização de campanhas de sensibilização e vídeos formativos disponíveis na plataforma EducAção.
Mónica Rodrigues
Gerente no Pingo Doce Galhardas (Lisboa)
“O balanço é muito positivo. Há um grande cuidado na parte da higienização com um controlo significativo da água gasta e existe já um sistema de redução de luzes em determinados setores.”
Carina Santos
Gerente no Pingo Doce da Ramada (Odivelas)
“Os objetivos já foram alcançados e o próximo ano será ainda melhor. O que fizemos foi trazer para o trabalho o que já fazemos em casa e continuar com práticas que já tínhamos, como a separação do lixo que vem desde a abertura desta loja, em 2021.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112







