TRABALHAR COM OS FILHOS (QUASE) AO LADO DOS PAIS

Começaram por ser três crianças, hoje são quase 200. As creches O Gonzo funcionam nos Centros de Distribuição da Azambuja e de Alfena, bem como no Recheio de Braga. Um projecto iniciado há mais de duas décadas que veio permitir que Colaboradores trabalhem muito próximo do infantário dos filhos, com claros benefícios para a sua qualidade de vida

Estávamos em 1995 quando Cristina Santos, uma experiente educadora de infância à procura de novos desafios, soube que a Jerónimo Martins queria abrir uma creche para facilitar a conciliação da vida familiar e profissional aos Colaboradores do Centro de Distribuição da Azambuja. Apresentou o projecto O Gonzo e ganhou. Deram-lhe o espaço, fez as devidas adaptações para poder acolher bebés até aos três anos de idade e tratou de legalizá-lo. No entanto, no início nem tudo foi um mar de rosas. “Tinha apenas três bebés e tive de fazer uma grande campanha de divulgação”, conta.

Cristina Santos

Coordenadora Pedagógica d’O Gonzo e Directora da unidade da Azambuja

“Foi Alexandre Soares dos Santos quem incentivou a abertura das creches, com o objectivo de dar mais qualidade de vida aos pais que trabalham na Jerónimo Martins e aos seus filhos. Tenho orgulho no meu trabalho e na minha equipa, que abraça todos os desafios que são lançados com o maior dos empenhos. Em termos globais, o feedback tem sido bastante positivo.”

José Correia

Supervisor de Armazém de Frutas e Vegetais, pai do João

“Os meus dois filhos fizeram o percurso completo, dos cinco/seis meses aos cinco anos, n’O Gonzo. As grandes vantagens de termos estes serviços no recinto do Centro é a proximidade e a flexibilidade de horário. Sinto que os meus filhos foram sempre bem tratados e acompanhados, chegando a casa felizes, e isso diz tudo!”


AZAMBUJA

  • Directora Pedagógica Cristina Santos
  • Inauguração Novembro de 1996
  • Valências creche e jardim-de-infância
    N.º de funcionários 19
    Área total oito salas e dois refeitórios, em dois pisos, e parque exterior
    Horário todo o ano (excepto dias de Natal e de Ano Novo), de segunda-feira a sábado, entre as 05h45 e as 18h ao sábado obriga a inscrição prévia
    Capacidade 90 crianças

Sem desmotivar, Cristina partiu à conquista dos Colaboradores, expondo no armazém os trabalhos realizados pelas crianças, ao mesmo tempo que os convidava a visitar o espaço e prestava esclarecimentos sobre o seu funcionamento, destacando mais-valias como a proximidade e a gratuitidade do serviço. “Aos poucos, as pessoas foram vindo. As inscrições aumentaram de tal forma que em 2001 já sentimos necessidade de abrir a valência de jardim-de-infância, para podermos receber crianças até aos cinco/seis anos”, acrescenta. O projecto que havia começado num piso ocupava agora dois: creche em cima, jardim-de-infância em baixo. E assim se mantém até hoje.

 

DA AZAMBUJA PARA ALFENA

Enquanto o infantário da Azambuja nasceu num espaço existente, que foi sofrendo alterações, o projecto do novo Centro de Distribuição de Alfena, em Valongo, já incluía a creche nos planos de construção. Mesmo ao lado do edifício onde os Colaboradores exercem a sua profissão ergue-se a moderna e bem equipada creche O Gonzo. Foi inaugurada o ano passado, em Setembro, e neste momento acolhe 26 crianças, desde o berçário ao pré-escolar, mas tem capacidade para muitas mais. Aos poucos, tem vindo a assumir-se como uma evidente mais-valia para quem trabalha no Centro de Alfena.

Alice Sousa Guedes, que abraçou a direcção pedagógica do espaço, espera um aumento da frequência nos próximos meses, uma vez que quando esta creche abriu a maioria dos pais já tinha as crianças inscritas noutros estabelecimentos. “Também temos de conquistar a confiança dos pais, que vêm aqui visitar as instalações para saberem onde vão deixar os filhos, e isso é compreensível.”

Nélson Rocha

Operador de Armazém, pai da Maria e da Carolina

ALFENA

  • Directora pedagógica Alice Sousa Guedes
    Inauguração Setembro de 2017
    N.º funcionários 11
    Valências creche e jardim-de-infância
    Área total seis salas, refeitório, sala polivalente e parque exterior relvado
    Horário todo o ano (excepto dias de Natal e de Ano Novo), de segunda-feira a sábado, entre as 6h45 e as 19h. Ao sábado obriga a inscrição prévia
    Capacidade 82 crianças

OS BEBÉS DE BRAGA

O ano ainda não vai a meio e a sala do berçário da creche O Gonzo no Recheio de Braga já está completa e com lista de espera para 2019. Esta unidade tem uma história diferente das anteriores. Chegou “às mãos” de Cristina Santos com um passado de quase três décadas e praticamente em simultâneo com a unidade de Alfena. “Desde os velhos tempos do supermercado Arminho que existia este espaço para acolher e cuidar de crianças até aos três anos de idade. Foi totalmente remodelado em 2017, reabrindo com a nova imagem, mas, ao contrário da Azambuja e de Alfena, apenas com a valência de creche”, explica a Coordenadora.

Isabel Vilaça, Directora Pedagógica d’O Gonzo de Braga, acrescenta que actualmente existe uma enorme confiança no trabalho feito na creche. Por outro lado, remata, “a forma como o Grupo Jerónimo Martins aposta no campo social é fantástica e deveria ser um exemplo para outras empresas”.

Almerinda Silva

Operadora de Cozinha, mãe da Benedita

“Não há maior tranquilidade do que ter a minha filha, de 18 meses, ao lado do meu trabalho.”

BRAGA

  • Directora pedagógica Isabel Vilaça
    Inauguração Julho de 2017
    N.º funcionários 7
    Valências creche
    Área total três salas, refeitório e copa
    Horário todo o ano (excepto dias de Natal e de Ano Novo), de segunda a sexta-feira, entre as 7h e as 20h
    Capacidade 23 crianças