As equipas do Pingo Doce de Ourique são muito unidas e têm um grande espírito de entreajuda
Em terras de planícies e horizontes sem fim, a bonita localidade de Ourique destaca-se pelo seu casario branco que se estende por três colinas e pelas suas gentes simpáticas e hospitaleiras. É aqui que se encontra uma das Lojas Pingo Doce da Região do Baixo Alentejo que muito orgulham o District Manager Fernando Perez: por ter Colaboradores unidos como uma família e empenhados em fazer acontecer o melhor pela Companhia e pelo Cliente. “Quando se entra nesta Loja, respira-se logo o ambiente saudável que nela se vive, para o qual muito contribui a alegria espelhada no rosto dos Colaboradores e o brio com que cuidam do espaço, que está sempre impecável”, começa por descrever o responsável.
COMO UMA GRANDE FAMÍLIA
A história do Pingo Doce de Ourique começa a ser contada em Dezembro de 2006, depois de o Grupo Jerónimo Martins ter adquirido, meses antes, o então Alentejano Supermercados. Uma grande mudança desde aí para Colaboradores e Clientes: novas regras, conceitos e dinâmicas alteraram todos os processos e métodos de trabalho até aí implementados e o espaço, entretanto remodelado, passou a oferecer mil metros quadrados de inovação, qualidade, rigor e preços Pingo Doce, bem como um sortido de produtos muito mais diferenciado relativamente ao que era oferecido anteriormente.
Daí à conquista de um número cada vez maior de Clientes e, consequentemente, de vendas foi um passo. Muitos desses Clientes (oriundos, inclusive, de localidades vizinhas) são estrangeiros que nestes últimos 13 anos vieram à procura do sol e calor humano lusos como turistas e depois se foram estabelecendo nos “montes”, cativados pelas belezas e hospitalidade ouriquenses. “Este Cliente não existia inicialmente nesta zona, que se caracterizava por uma população mais idosa, pelo que tivemos de nos adaptar, não só ao nível da língua como do sortido, nomeadamente com o reforço da gama Go Bio, muito procurada pelo Cliente estrangeiro. Tem sido uma experiência fantástica, até porque existe uma grande proximidade entre todos os Colaboradores. Funcionamos como uma grande família”, exemplifica a Gerente de Loja, Rute Félix, que gosta de se sentir útil para as pessoas da sua equipa: “Tento ajudar naquilo que me é possível, estou atenta às necessidades dos Colaboradores dentro e fora do Pingo Doce, até para uma melhor conciliação das suas vidas pessoais e profissionais. É fundamental para gerir e ter a trabalhar comigo uma equipa de 43 pessoas sempre motivada.” De facto, reforça Fernando Perez, tudo isto se reflecte na Loja e no negócio: “Esta equipa não só tem brio pelo que faz como gosta de acrescentar valor na simpatia para com o Cliente, no respeito para com os colegas e no cuidado para com a exposição dos produtos. Até nas vendas sugestivas é uma das melhores na região. A Loja de Ourique tem uma boa alma, sentimos isso.”
FERNANDO PEREZ
District Manager da Região do Baixo Alentejo, no Grupo há 26 anos
“Esta Loja tem uma excelente gestão de stocks, com número de quebras dos melhores da Região Sul. Os bons resultados que tem alcançado são, sem dúvida, devidos à dedicação desta equipa, que trabalha afincadamente para atingir os seus objectivos.”
RUTE FÉLIX
Gerente de Loja, no Grupo há 13 anos
“Muitos de nós já nos conhecíamos antes de trabalharmos no Pingo Doce; alguns até desde os bancos de escola. Esta Loja funciona como uma loja de bairro, em que toda a gente se conhece e se trata pelo nome, e isso faz-nos sentir como se estivéssemos em casa.”
PAULA PEREIRA
Secretária de Loja, no Grupo há 13 anos
“A equipa é muito humilde e respeitadora e é praticamente a mesma desde há 13 anos. Actualmente, sou Secretária de Loja Estagiária (antes era Responsável de Charcutaria) e estou a gostar muito desta nova função.”
CARINA GUERREIRO
Responsável de Peixaria, no Grupo há 13 anos
“Somos unidos e amigos uns dos outros. Mesmo nos dias menos bons, há sempre um colega que consegue fazer-nos sorrir e levantar-nos o ânimo, fazendo com que o dia melhore e passe mais depressa. Esta Loja faz a diferença pelas suas pessoas.”
MARTA RIBEIRO
Responsável de Charcutaria e Take-Away, no Grupo há 14 anos
“Também costumamos conviver fora do Pingo Doce. Às vezes almoçamos fora, encontramo-nos em festas e até juntamos as nossas famílias. Isto ajuda muito o nosso trabalho. Já trabalhei na Frente de Loja, mas a Charcutaria é onde me encaixo melhor.”
RICARDO GUERREIRO
Responsável de Talho, no Grupo há 13 anos
“O Cliente confia em nós e sente-se à vontade, incluindo os estrangeiros, que também se esforçam para comunicar connosco. Para vencer a barreira da língua, os colegas mais novos ajudam os mais velhos, que sabem menos inglês. Acaba por ser divertido.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112


