Há uma bombeira, uma YouTuber e até um membro de uma banda rock. Não podiam ser mais diferentes os 12 estudantes seleccionados para a segunda edição dos Estágios de Verão do Recheio tanto nos interesses pessoais, como nas origens geográficas ou nos cursos que cada um estuda. Têm, no entanto, algo importante em comum: a vontade de aprender e a ambição de ir longe num mercado de trabalho que ainda não conhecem, mas com o qual querem ficar mais familiarizados.
PONTO DE PARTIDA
Estamos em Loures, no Recheio, palco da primeira reunião dos 12 estagiários que dentro de dois meses terão oportunidade de apresentar um projecto inovador e mostrar as aprendizagens deste contacto com o mercado de trabalho, alguns dos quais pela primeira vez. Ao todo, revela Teresa Sobral, Técnica de Recrutamento do Recheio, “foram mais de 300 candidatos”, e destes, foram seleccionados 12 participantes, mais um do que na edição inaugural desta iniciativa, no ano passado. Este primeiro encontro serve para se darem a conhecer, mas também para ficarem a saber um pouco mais sobre o Recheio, pelo que do programa consta uma visita guiada pelas diferentes secções desta Loja de Loures, uma das maiores do país. Antes disso, receberam um kit com os fardamentos que irão usar durante os próximos dois meses. “O estágio irá permitir-lhes ficar a conhecer as operações de uma forma muito global, ao terem contacto com quase todas as funções que existem dentro de uma Loja Recheio”, esclarece Teresa Sobral. Falta pouco para começar e a responsável aproveita a ocasião para dar alguns conselhos: “Estejam atentos e não tenham receio de dar ideias.” Sobre a utilidade desta iniciativa para o Recheio, Teresa Sobral não tem dúvidas. “Trazem um olhar jovem e crítico para o nosso dia-a-dia e isso é algo muito valioso”, conclui.
Diogo Pina Ribeiro
Recheio de Torres Novas
“Gosto bastante da área do retalho e estou certo de que vai ser uma mais-valia para o futuro, vai-me ajudar a crescer tanto pessoal como profissionalmente.”
Melissa Oliveira
Recheio de Fátima
“Trata-se de uma experiência profissional muito rica, porque passamos por vários departamentos durante o estágio. Espero voltar um dia.”
Francisco Amado
Recheio de Coimbra
“Pretendia ter uma experiência profissional no sector da distribuição alimentar, conhecer todas as áreas e perceber como tudo funciona por dentro.”
Marta Ribeiro
Recheio de Braga
“É uma experiência única, totalmente diferente do que já tinha feito, porque passamos por todas as áreas. Estou a gostar imenso.”
Juliana Silva
Recheio do Aeroporto
“Representa uma oportunidade para conhecer a realidade da maior empresa de cash & carry do país, na qual espero vir a trabalhar no futuro.”
João Sousa
Recheio de Barcelos
“Permite-me ganhar alguma experiência no mercado de trabalho, que é algo que a universidade não nos dá e poderá ser importante no futuro.”
Mariana Serrano
Recheio de Torres Vedras
“Com este estágio quero crescer pessoal e profissionalmente, ao mesmo tempo que aprendo como funciona o mercado de trabalho.”
Rui Moreira
Recheio do Porto (Mercado)
“Estou no terceiro ano do meu curso e senti que necessitava de ganhar alguma experiência no mercado profissional, de aprender no terreno.”
Maria Inês Teixeira
Recheio de Setúbal
“Participei na Academia do Pingo Doce há dois anos e gostei muito. Este novo estágio permite-me aprofundar o conhecimento obtido com o anterior.”
João Oliveira
Recheio de Lisboa (Intendente)
“Candidatei-me pela notoriedade do estágio, para ganhar sensibilidade para o negócio do cash & carry e para a forma de se trabalhar em equipa.”
Rosa Couto
Recheio do Porto (Ramalde)
“É bom para perceber como funciona o mercado de trabalho, numa das maiores empresas do sector, algo que a universidade não proporciona.”
Marta Lucas
Recheio da Figueira da Foz
“Espero conseguir mais conhecimentos nesta área de negócio e também ganhar mais experiência, pessoal e profissional, por ser um estágio tão abrangente.”
Edição 114
Edição 113
Edição 112