O impensável aconteceu em Março de 2020 e sem qualquer aviso: no dia 18 fecharam os espaços de refeição em Loja no Pingo Doce.
De uma média de 12 mil refeições nos Restaurantes e 5 mil nos Takeaway in passou tudo a zero. Este cenário surpreendente fez com que as Meal Solutions tivessem de se reinventar. Com os Clientes confinados em casa, havia uma forma de lhes facilitar a vida na cozinha: apostar nas entregas ao domicílio takeaway.com. O serviço de encomendas sem entrega imediata Selecção do Chef já existia, mas sofreu alterações. O Chef Executivo da Jerónimo Martins, Gonçalo Costa, fez uma revisão da ementa e sugeriu pratos mais adaptados à nova realidade, inclusive com doses mais pequenas. As redes sociais foram uma forte ferramenta ao longo deste período, divulgando não só estas alterações na Selecção do Chef como também a Campanha da Páscoa.
Isto fez com que as Cozinhas laborassem apenas a 30% da sua capacidade, pelo que houve excedente de Colaboradores. A decisão foi imediata: irem noutras secções ou Lojas.
“Todos os Colaboradores do Pingo Doce foram heróicos e corajosos na forma como, no pico de uma pandemia, iam todos os dias trabalhar com confiança. Desde sempre tomámos medidas para os proteger”, destaca João Freitas, Director de Operações Meal Solutions.
Para João Freitas, Director de Operações Meal Solutions, uma das medidas mais marcantes neste negócio foi concretizar um projecto que já estava a ser estudado e que acabou por ser lançado em plena pandemia: o menu de encomendas Selecção do Chef. O Cliente pode encomendar um conjunto de produzidos nas Cozinhas e em 72 horas levantar em qualquer Loja do país. Agora, o foco é relançar e acelerar os processos de inovação que estavam em desenvolvimento. “Este não é só o momento para retomar a normalidade, é, sim, o de reaparecermos com novidades, com novos serviços e produtos, de forma a construir uma nova ligação com o Cliente. Agora é preciso ter flexibilidade, rasgo e factor-surpresa. Em cada crise há uma oportunidade, e eu vejo oportunidades muito fortes à saída deste período difícil”, remata.
CLÁUDIA SANTOS
Gestora de Comunicação Comida Fresca
“O maior desafio foi mostrar que o Pingo Doce garante a segurança alimentar, por isso se reforçou a comunicação nesse aspecto.”
GERALDO LOURENÇO
Director de Operações Restauração
“Agora é seguir em frente, analisando o negócio no dia-a-dia, de forma a conseguirmos que volte a ser o que era.”

INOVAR E ADAPTAR
Chegou o dia 18 de Maio e os Restaurantes reabriram com todas as medidas de segurança para Clientes e Colaboradores.
Cláudia Santos, Gestora de Comunicação Comida Fresca, adianta que “o maior desafio foi mostrar que o Pingo Doce garante a segurança alimentar, por isso se reforçou a comunicação nas Lojas nesse aspecto, nomeadamente sobre todas as novas regras a cumprir em cada espaço”.
Retomou-se com 1200 refeições por dia, quando no passado eram 11 mil. As equipas de gestão perceberam que o comportamento do consumidor mudou. O negócio é o mesmo, mas as variáveis são novas, pelo que há que fazer as adaptações necessárias. Uma delas foi converter uma importante parte dos Restaurantes, para disponibilizar permanentemente serviço de takeaway, sobretudo nas pizas, massas, saladas e grelhados.
Geraldo Lourenço, Director de Operações Restauração, acredita que agora “é seguir em frente, analisando o negócio dia-a-dia, de forma a conseguirmos que volte a ser o que era. Tínhamos milhares de Clientes fidelizados.
Estamos a transmitir-lhes confiança, para que todos regressem”.
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