O compromisso com a sociedade está bem patente nas acções que o próprio Grupo Jerónimo Martins e as suas várias Companhias vão desenvolvendo ao longo do ano. Em tempo de Covid-19, as iniciativas foram reforçadas.
O Grupo Jerónimo Martins investiu mais de 300 mil euros na instalação de uma segunda unidade de cuidados intensivos no principal hospital do Alentejo. O investimento serviu para a compra de equipamentos e com eles viabilizar o tratamento de um total de 12 pacientes em fase aguda da doença (insuficiência respiratória e necessidade de suporte com ventilador). Por outro lado, o Grupo contribuiu com 500 mil euros para a investigação contra o vírus, juntando-se assim a outras entidades públicas e privadas (incluindo a Sociedade Francisco Manuel dos Santos, que também entregou 500 mil euros).
No total, Portugal doou 10 milhões de euros para o combate à doença, no âmbito da Resposta Global à Covid-19, uma iniciativa promovida por investigadores, Governos, empresas e fundações do mundo inteiro.
Em tempo de Covid-19, o Grupo reforçou o seu compromisso com a sociedade
NO PINGO DOCE
Num contexto de pandemia, a triagem de infectados é fundamental para travar a evolução da doença. Foi com este propósito que o Pingo Doce financiou, com 30 mil euros, um projecto inovador de “triagem inteligente” de infecções disponível no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Desenvolvido pela empresa portuguesa Biosurfit, este sistema possibilita a identificação precoce e rápida dos casos potencialmente mais graves, ajudando a salvar vidas.
A Companhia está também a apoiar os profissionais de saúde de hospitais públicos portugueses através da doação de fruta fresca, água, leite e sumos, além de contribuir com bens alimentares em várias zonas do país para ajudar famílias em situação de maior vulnerabilidade.
Por outro lado, foi reforçado o compromisso do Pingo Doce com a produção nacional, tendo a Companhia intensificado a compra de carne de borrego e de vitela e de queijos regionais junto dos fornecedores mais afectados pela pandemia.
- O Pingo Doce financiou o projecto de “triagem inteligente” e está a apoiar os profissionais de saúde de hospitais públicos
A Fundação Biedronka, lançada em Março último, tem estado activamente envolvida no combate à pandemia, prestando ajuda a instituições de apoio social, como lares, asilos, hospícios e centros de assistência a idosos. No âmbito do programa Time to Aid +65 Seniors, a Companhia introduziu várias medidas de apoio aos idosos, identificando voluntários para os ajudar enquanto fazem as compras e dando-lhes prioridade no acesso às Lojas e nas caixas de pagamento.
NO RECHEIO
O cash & carry do Grupo Jerónimo Martins criou uma resposta social própria, através da plataforma de distribuição de Food Service. Para chegar a quem mais precisa, ampliou a capacidade operacional para fornecer hospitais, lares e cantinas escolares, disponibilizando refeições e produtos mais frescos aos locais de apoio comunitário. Em parceria com o produtor de leite Montiqueijo e com a Terra Alegre (produtor de lacticínios da Jerónimo Martins Agro-Alimentar), o Recheio esteve ainda a apoiar profissionais de saúde e pacientes de 19 hospitais, tendo doado 25 mil litros de leite. Para fomentar o apoio à produção nacional, a Companhia está a incentivar os seus Clientes a comprarem produtos portugueses. São mais de quatro mil os produtos identificados com um selo de garantia da origem nacional dos mesmos.
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