NUNO GALVEIA
Director do Departamento de Segurança de Informação
Nos dias de hoje, quem está conectado via web é confrontado com um leque cada vez mais amplo de informação, difundido através de variadas plataformas. Mas atenção: nem tudo o que se lê na Internet é forçosamente verdadeiro. Os esquemas fraudulentos e as famigeradas fake news (notícias falsas, em português) estão aí para provar que devemos ser cautelosos ao analisar e agir perante os conteúdos que nos chegam diariamente. Uma das medidas de segurança passa, desde logo, por não clicar em qualquer link ou fornecer qualquer informação pessoal sem averiguar:
- Quem envia ou partilha esta mensagem? O endereço de e-mail ou a página que partilha a informação é real e fidedigna?
- A forma de escrever é estranha ou desenquadrada da habitual linguagem desta empresa ou pessoa? Tem erros e/ou mistura diferentes idiomas?
- A mensagem inclui um link ou remete para uma página com um endereço que termina de forma pouco habitual (por exemplo, .info, .site, .website, .club, .online)?
Se a resposta a alguma destas questões for afirmativa, é possível e provável que esteja perante informação falsa. Por isso é importante que desconfie, procure fontes oficiais para confirmar o que leu e se concluir que está perante uma informação falsa, não hesite em denunciar!
No próprio canal
Muitos canais têm já activos mecanismos que nos permitem reportar informações falsas: Se recebeu um e-mail: procurar a opção de marcar o e-mail como “SPAM” ou “Junk”. Redes sociais: junto à própria publicação existe, geralmente, uma opção para denunciar conteúdos falsos ou abusivos.
À empresa, cuja imagem está a ser utilizada indevidamente
Caso a empresa visada seja uma das Companhias do Grupo Jerónimo Martins, deverá contactar o Serviço de Apoio ao Cliente da respectiva Companhia. Caso seja uma situação de utilização indevida da imagem do Grupo Jerónimo Martins ou de um dos seus administradores, poderá enviar um e-mail para fake.news@jeronimo-martins.com.
Às autoridades
Poderá também denunciar o caso às autoridades competentes, através do endereço contacto24.7@pj.pt.
Edição 114
Edição 113
Edição 112