Vídeo: Experiência inédita e enriquecedora

O Pingo Doce desafiou os colaboradores a convidarem os seus familiares com mais de 55 anos para reforçarem as equipas das lojas na Páscoa

Quando Antónia Oliveira, Operadora de Marketing no Pingo Doce Híper de Braga, desafiou a cunhada, de 69 anos, a participar no programa Especial Páscoa para maiores de 55, Maria Laura Vieira não pensou duas vezes. “Aceitei logo. Adorei, e só tenho pena de que o meu marido não tenha participado também.” Laura Vieira, que passou os últimos 10 anos de trabalho no Pingo Doce (Híper de Braga e Pachancho), já tinha saudades de voltar ao local onde foi feliz, pelo que, e uma vez estar já reformada, não quis perder a oportunidade.

 

 

Enquanto espera pela chegada da reforma, Rosa Miranda, 62 anos, aproveitou uns dias de pausa para viver a “experiência única” de reforçar a loja do Pingo Doce do Cartaxo. A filha, Catarina Grilo, Técnica de Ambiente no Centro Logístico da Jerónimo Martins na Azambuja, inscreveu a mãe nesta iniciativa, por considerar que “era uma boa oportunidade para ela perceber um pouco mais” do seu mundo. Rosa Miranda, que no passado chegou a ser Auxiliar de Cozinha no Centro Logístico da Jerónimo Martins na Azambuja, congratula-se de ter feito “um bocadinho de tudo”. Além disso, gostou de fazer novas amizades e da boa disposição que reinou entre todos. Por isso não tem dúvidas em afirmar que “foi uma experiência muito positiva”, a qual “teria muito gosto em repetir”.

Quando Ana Maria Tirano, 77 anos, recebeu uma mensagem da sobrinha que trabalha no Pingo Doce da Parede a falar-lhe sobre este programa, pensou que “era uma brincadeira”. Depois, acabou por se candidatar, “mas sempre pensando que não ia ser chamada, por já ter muita idade”. Apesar de ter experiência em vendas, a oportunidade de trabalhar pela primeira vez num supermercado foi “uma verdadeira aventura”. Dedicada, sobretudo, à reposição, Ana Maria Tirano enaltece as “pessoas formidáveis“ que encontrou e que a acolheram muito bem. O companheirismo foi ótimo e só tenho a agradecer esta oportunidade”, conclui. Paulo Paz, Repositor na mesma loja, tece elogios ao programa. “A Ana Maria adaptou-se muito bem, foi muito bom trabalhar com ela. O programa é uma mais-valia para as pessoas de mais idade, porque
lhes dá uma ocupação e permite que se sintam úteis.”

 

 

A grande diferença para o trabalho que fazia anteriormente foi o que levou Teresa Madureira, 66 anos, a “experimentar estar do outro lado”, visto que há vários anos que frequenta o Pingo Doce, mas no lugar de cliente. Tendo gostado imenso, classifica a experiência no Pingo Doce de Telheiras como “muito enriquecedora, numa perspetiva humana”, e deixa palavras de apreço às colegas e às Supervisoras, que “a trataram sempre muito bem”. Se o programa regressar, Teresa Madureira pretende repetir, porque “valeu muito a pena, pelas pessoas extraordinárias” que se cruzaram com ela e “pela experiência engraçada de trabalhar com a máquina registadora”. O filho, Luís Avelar, Auxiliar de Cozinha Meal Solutions, apoia-a nessa intenção e reforça que a mãe “pôde aprender muito graças a esta iniciativa”.

O programa Especial Páscoa decorreu entre 11 e 25 de abril e abrangeu os familiares e amigos com mais de 55 anos de idade dos colaboradores do Pingo Doce de todas as regiões do país. Durante duas semanas, os participantes deram uma ajuda preciosa às equipas do Pingo Doce e ao mesmo tempo aproveitaram a oportunidade de viver uma experiência única no mundo do retalho, quer do ponto de vista profissional como pessoal. O programa teve um feedback muito positivo por parte dos participantes, nota Helena Silva, Coordenadora de Recrutamento de Operações e Logística do Pingo Doce. “Significou muito para eles voltarem a sentir-se novamente ativos e a contribuir para uma equipa.” Da parte das operações, os gerentes e colegas também “consideraram a experiência muito importante”, acrescenta a responsável, adiantando que é possível que venham a existir novas iniciativas como este programa.

 

E por falar em Páscoa, já ouviu a emissão de rádio da Páscoa do Pingo Doce? Se ainda não teve oportunidade de ouvir, aproveite e ouça.