VISITA À BEST FARMER

No âmbito da iniciativa Recheio sem Fronteiras, Colaboradores do Recheio visitaram, no Cartaxo, a Best Farmer, uma das três unidades de produção de bovinos de raça Angus

Mal passam o portão da herdade da Best Farmer, situada numa zona rural da freguesia de Pontével, no Cartaxo, os cerca de 20 Colaboradores do Recheio sentem-se a entrar num mundo novo. Afinal, trata-se de um ambiente bem diferente daquele a que estão habituados no seu dia-a-dia. Naquela que é uma das três unidades de produção de bovinos de raça Angus da Jerónimo Martins Agro-Alimentar, os horizontes perdem-se de vista. São quase 80 hectares, que se estendem à volta desta antiga vacaria, reconvertida em 2017 numa moderna unidade de produção bovina. Ao todo, estão aqui “1600 animais em permanência”, mas, a breve prazo, “terá capacidade para receber quatro mil”, explica Domingos Bastos, Director da Best Farmer.

CATERPLUS VISITA COZINHAS

Numa outra visita, dessa vez às Cozinhas Centrais de Odivelas, outros 16 Colaboradores da Caterplus (sete vendedores e oito Colaboradores da Plataforma de Lisboa – Call Center e Logística – e uma Técnica de Recursos Humanos) foram conhecer o negócio Meal Solutions, nomeadamente todo o processo de preparação, produção e embalamento da comida, que actualmente também é vendida na Caterplus.

CUIDADO COM O BEM-ESTAR ANIMAL

O responsável começa por mostrar aos visitantes o “circuito dos animais” desde que aqui entram. Os vitelos, adquiridos a vários produtores nacionais, “chegam aqui com seis meses e cerca de 200 quilos”, sendo direccionados para uma moderna manga de recepção, vinda dos Estados Unidos, que, devido à sua forma circular, facilita o encaminhamento e evita o stress dos animais.
A selecção é entretanto feita por género e peso e depois vão para o campo, onde ficam 28 dias de quarentena – e em total liberdade –, durante o tempo que medeia a primeira e a última vacinação. Após esse período, segue-se o processo de engorda, feito nos parques, onde cada animal tem um espaço de 6,5 metros. Durante três meses são alimentados com uma mistura de palha, silagem e ração, o tempo necessário, segundo Domingos Bastos, para se obter uma “carne diferenciada e de qualidade”. Daí, aliás, a escolha desta raça, que “começa a criar gordura desde muito cedo”, logo a partir dos 13 meses, permitindo uma “maior consistência no produto”. Em
paralelo, a herdade tem também cerca de uma centena de animais em modo de produção biológico, que vivem o tempo todo no
campo. “São as nossas vaquinhas felizes?”, alguém questiona, provocando uma bem-humorada resposta de Domingos Bastos: “Aqui, todos os animais são felizes.”

A iniciativa Recheio sem Fronteiras permite conhecer no terreno a realidade de outras áreas do negócio

 

INÊS BORREGANA

Analista de Controlo Financeiro

“Tinha alguma curiosidade pessoal, mas também académica, uma vez que estou a fazer um mestrado e a minha tese é precisamente sobre a Best Farmer. Fiquei agradavelmente surpreendida com o cuidado com o bem-estar dos animais.”

LÚCIA FERREIRA

Gestora Operacional de Marketing

“Foi uma visita muito interessante e motivadora, porque deu para compreender melhor os diversos negócios do Grupo.”

JOÃO BALTASAR

Gestor de Categoria de Exportação

“Retiramos sempre algum conhecimento destas iniciativas, que o futuro se encarregará de demonstrar quão útil será. Gostei das instalações e do modo de gestão de todo o complexo.”

IVO CORREIA

Coordenador Comercial

“Foi muito bom viver esta experiência, porque nos permite ver no terreno como tudo é feito, e mesmo que esse conhecimento não seja aplicável no nosso dia-a-dia é sempre bom saber mais.”