VOLUNTARIADO NO NATAL

Dezenas de voluntários do Grupo Jerónimo Martins trocaram um dia normal de trabalho por acções solidárias repletas de novas tarefas e muitas recompensas. A maior? Verem os sorrisos das outras pessoas.

O desafio foi lançado no âmbito do Programa de Voluntariado Interno do Grupo Jerónimo Martins e a equipa de Sourcing de Peixe do Pingo Doce respondeu. Os Colaboradores compareceram, prontos para trabalhar numa acção de voluntariado, poucos dias antes da Consoada. A eles juntou-se uma Colaboradora do Serviço de Apoio ao Cliente e em equipa a magia aconteceu. Num esforço conjunto, participaram com entusiasmo a servir um almoço de Natal para refugiados e migrantes apoiados pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), um parceiro do Grupo Jerónimo Martins no programa Incluir, que tem como missão a inclusão laboral de refugiados e migrantes acolhidos pelo nosso país.

Esta acção juntou migrantes e refugiados, que encheram a sala de conversas e sorrisos.

O Colégio São João de Brito, em Lisboa, recebeu esta ceia multicultural, que acolheu mais de 200 pessoas, entre elas muitas crianças. O almoço decorreu a 18 de Dezembro, na data em que assinala o Dia Internacional do Migrante.

 

A UNIÃO FAZ A FORÇA

O dia começou cedo para todos, a receber mercadorias, a ajudar na separação da comida doada pelo Grupo –, a pôr as mesas e, depois, a acolher os convidados, oferecendo aquilo que Portugal tem de mais tradicional: caldo verde, pataniscas, arroz-doce e, mais importante, o saber receber.

Enquanto o almoço era servido, uns falavam português, outros inglês e alguns comunicavam por gestos, mas um sorriso e a boa vontade desbloqueiam qualquer barreira. E com tantas crianças na sala, o momento mais esperado era a chegada do Pai Natal, na pele do Colaborador Diogo Cabeçadas, que adora espalhar sorrisos. André Borges, Coordenador de Sourcing de Peixaria, apoiou toda a sua equipa nesta iniciativa e acredita que, quando há vontade, tudo se supera: “Não é por umas horas a ajudar os outros que o trabalho fica por fazer. Aqui todos assumiram uma função de forma rápida e correu muito bem. Quando as pessoas se ajudam e envolvem, tudo é menos custoso. Tudo isto cria laços ainda mais fortes entre todos os elementos da minha equipa.” Carlos Mendes, Gestor de Categoria de Peixaria, está feliz por ter dado apoio e carinho aos convidados deste almoço especial. “Estamos cá para ajudar, acima de tudo é importante dar calor humano.” E nem duvida em voltar, “se houver outras iniciativas de voluntariado no Grupo Jerónimo Martins, lá estarei”.

OUTRAS INICIATIVAS

Em Dezembro, os Colaboradores do Grupo estiveram envolvidos em várias acções de voluntariado, entre elas a colaboração em dois lanches de Natal, um junto de idosos em situação de isolamento da Associação Mais Proximidade Melhor Vida (AMPMV), em Lisboa, e outro com crianças oriundas de meios socioeconómicos desfavorecidos do Centro Juvenil Padre Amadeu Pinto, no Pragal. O contributo passou pela organização do espaço, preparação e distribuição do lanche, limpeza e arrumação. Em parceria com a Just a Change, os voluntários do Recheio participaram na reabilitação das instalações da Casa da Praia do Centro Dr. João dos Santos, em Lisboa, instituição que apoia crianças em risco. Fizeram parte das suas tarefas, entre outras, lixar e pintar paredes e tectos. A equipa de Talent&Engagement (Recursos Humanos Corporativos) desenvolveu uma acção de voluntariado para o Banco Alimentar, tendo ajudado na montagem de cabazes alimentares, que foram doados a instituições.