O desafio foi lançado no âmbito do Programa de Voluntariado Interno do Grupo Jerónimo Martins e a equipa de Sourcing de Peixe do Pingo Doce respondeu. Os Colaboradores compareceram, prontos para trabalhar numa acção de voluntariado, poucos dias antes da Consoada. A eles juntou-se uma Colaboradora do Serviço de Apoio ao Cliente e em equipa a magia aconteceu. Num esforço conjunto, participaram com entusiasmo a servir um almoço de Natal para refugiados e migrantes apoiados pelo Serviço Jesuíta aos Refugiados (JRS), um parceiro do Grupo Jerónimo Martins no programa Incluir, que tem como missão a inclusão laboral de refugiados e migrantes acolhidos pelo nosso país.
Esta acção juntou migrantes e refugiados, que encheram a sala de conversas e sorrisos.
O Colégio São João de Brito, em Lisboa, recebeu esta ceia multicultural, que acolheu mais de 200 pessoas, entre elas muitas crianças. O almoço decorreu a 18 de Dezembro, na data em que assinala o Dia Internacional do Migrante.

A UNIÃO FAZ A FORÇA
O dia começou cedo para todos, a receber mercadorias, a ajudar na separação da comida doada pelo Grupo –, a pôr as mesas e, depois, a acolher os convidados, oferecendo aquilo que Portugal tem de mais tradicional: caldo verde, pataniscas, arroz-doce e, mais importante, o saber receber.
Enquanto o almoço era servido, uns falavam português, outros inglês e alguns comunicavam por gestos, mas um sorriso e a boa vontade desbloqueiam qualquer barreira. E com tantas crianças na sala, o momento mais esperado era a chegada do Pai Natal, na pele do Colaborador Diogo Cabeçadas, que adora espalhar sorrisos. André Borges, Coordenador de Sourcing de Peixaria, apoiou toda a sua equipa nesta iniciativa e acredita que, quando há vontade, tudo se supera: “Não é por umas horas a ajudar os outros que o trabalho fica por fazer. Aqui todos assumiram uma função de forma rápida e correu muito bem. Quando as pessoas se ajudam e envolvem, tudo é menos custoso. Tudo isto cria laços ainda mais fortes entre todos os elementos da minha equipa.” Carlos Mendes, Gestor de Categoria de Peixaria, está feliz por ter dado apoio e carinho aos convidados deste almoço especial. “Estamos cá para ajudar, acima de tudo é importante dar calor humano.” E nem duvida em voltar, “se houver outras iniciativas de voluntariado no Grupo Jerónimo Martins, lá estarei”.
Edição 114
Edição 113
Edição 112



